O Clube Social do Residencial Reserva Guayçara foi projetado como área de lazer para os condôminos do empreendimento.
Foram aplicadas diversas estratégias sustentáveis para reduzir o impacto ambiental no bioma local, com grande aproveitamento dos recursos naturais.
Os blocos estão conectados por uma pérgola de madeira que gera espaços de circulação e transição. O clube possui um salão de festas, cozinha, churrasqueira, lavabos, academia de ginástica, sala multifuncional, sala de descanso, sauna e vestiários. Em todos os ambientes se garante iluminação natural e ventilação cruzada.
Na fachada norte foram posicionados “muros trombes”, sistema passivo de calefação e refrigeração sem lançar mão de estratégias ativas, como aquecedor e ar condicionado elétricos ou a gás. Para irrigação do paisagismo, há captação de água de chuva nas coberturas e reaproveitamento de águas cinzas que auxilia no excesso de escorrentia das águas pluviais. As telhas são de fibras naturais, onde é feita a captação de águas fluviais para irrigar.
No perímetro das coberturas, jardineiras que melhoram o isolamento térmico. Áreas de lazer externas: duas piscinas, infantil e adulto, quadras, ciclovias, pista de cooper e caminhadas, playground, praça do fogo, praça zen e uma academia ao ar livre.
Para que a permeabilidade do solo seja preservada, foi utilizado piso intertravado. A madeira é certificada e o sistema construtivo utilizará solocimento que possui um ciclo de vida com baixa energia embebida. Uma ciclovia, bicicletário e uma pista de Cooper foram projetados junto ao estacionamento.
O estacionamento foi revestido com piso intertravado, para garantir a permeabilidade do solo. Entre as vagas, valeta biológicas – valas com plantas da região que ajudam a manter a biodiversidade natural e o equilíbrio ecológico.