Hotel Van Der Werf

O Hotel Van Der Werf oferece a  vivência da sustentabilidade para o seu hóspede e o transforma em agente multiplicador da consciência pela experiência.

Conectando o conceito plural com a forma, uso e estética do edifício, chegamos a uma configuração que além de atender aos anseios do projeto, traz em si um grande acervo de soluções e ideias que poderão ser traduzidos em estímulos para os sentidos. Uma multiplicidade estratégias sustentáveis e saudáveis, que organizados, fecham um conceito disruptivo que abraça nossa nova realidade.

É certo que hoje, novos paradigmas farão parte do dia a dia das pessoas que tiveram a oportunidade de experimentar a sua vida em outro formato e desejam estar mais em sintonia com os espaços que utilizam, percebendo também novas necessidades cotidianas, além de descobrirem o quanto podem estar reconectados ao nosso planeta.

O Hotel que mimetiza um barco a velas, faz uma homenagem a família Vander Werf (Werf em holandês, Estaleiro) que por diversas gerações foram fabricantes de barco. A ideia não traz apenas a estética para este universo, mas também a funcionalidade. A cobertura assume o papel de melhorar o desempenho térmico e acústico do edifício. O térreo alagado, estabelece a conexão com os polders holandeses e tem como função serem cisternas abertas integradas ao paisagismo. Paredes verdes filtram as águas pluviais e as águas cinzas são filtradas por wetlands e também armazenadas nos polders sendo reutilizadas no hotel. As camas suspensas por cordas de barcos, balançam e proporcionam um sono regenerador trazendo uma sensação táctil de estar navegando sobre os polders consolidando a memória, segundo estudos Suíços publicado na revista Current Biology – adultos que dormem balançando consolidam a memória mais facilmente.
Estabelecer um conceito arquitetônico que contenha a abrangência holística da saúde e sustentabilidade, extrapola o universo do desenho projetual e alcança o Estado da Arte de projetar para pessoas, por pessoas. Uma espécie de “descoberta” de um novo caminho, para alcançar um planeta íntegro e integral.
Existem muitos pontos em comum entre a vela do barco e do moinho, a água, o sono regenerador, a arte, a saúde e a sustentabilidade.

PRORAMA SENSES

A ideia de promover vivências únicas para o hóspede do Hotel Van der Werf com o objetivo de fornecer uma experiência multiplicadora, extrapola o universo tátil e visual, alcançando o sensorial. O programa Senses Pro criado exclusivamente para este projeto pelo núcleo de tecnologia Ponto.Eco do Atelier O’R, traz a possibilidade de uma imersão hoteleira ligada a saúde, cuidado e bem estar de forma mais profunda atingindo a relação que ele estabelecerá com o lugar de forma sensorial.
Texturas que ele poderá sentir através do tato nos apartamentos e áreas comuns, o balanço da cama, o contato com o verde que além de estabelecer uma relação com a natureza, cuida porque limpa, a água descontaminada, os odores escolhidos por ele segundo seu estado de espírito, as cores que aliviam a carga do dia, a música que acalma e emociona, e o alimento que vai além do alimento para o corpo, tratando também da alma, fecha o conceito de uma arquitetura integral que constrói esse novo ESTAR.
Ao fazer o check in pelo aplicativo ou in loco, o hóspede poderá escolher o nível de imersão que quer fazer no que tange a sua relação com o hotel.
Ele poderá escolher 3 programas que combinados darão um resultado segundo o seu estado anímico. Sendo assim, no apto, ele poderá aceitar o programa Senses Pro, 1, 2 ou 3 – Noite Estrelada, Tarde Ensolarada ou Aurora Revigorante.
Imediatamente, o APP aciona a música que irá ouvir dentro do programa estabelecido, os óleos essenciais serão automaticamente aspersados no seu quarto e o céu estrelado do quarto e do banheiro, acenderá com a cor do programa detectado para que ele experimente essa relação sensorial personalizada.
O APP Senses Pro também irá sugerir a infusão que ele poderá tomar durante o programa, ou a fruta que poderá consumir que já estarão dispostas em todos os apartamentos como parte do menu de extras sem gerar serviço de quarto.
O cardápio do restaurante e bar do Hotel, conterá anotações em cores para que o hóspede possa consumir dentro do programa Senses Pro determinado.
O hóspede também terá a opção de escolher à la carte um programa Senses Pro que lhe convenha caso não queira o programa sugerido pelo APP, com um valor determinado para este serviço, gerando receita para o Hotel

ARTE NO HOTEL VAN DER WERF

Determinando as direções da síntese das artes e do pensamento criativo humano envolvidos no nascimento da variedade de todas as formas de compreensão criativa da realidade, incluímos elementos artísticos na interação entre arquitetura e outras formas de arte: cor e linha, plástica e volume escultural. Introduzimos nesta arquitetura, formas abstraídas das obras de Escher, artista plástico holandês, em muxarabis permitindo uma iluminação natural de qualidade, observando e reinterpretando os movimentos da natureza.

FICHA TÉCNICA

ARQUITETURA: ATELIER O’R
LOCALIZAÇÃO: HOLAMBRA, SÃO PAULO . BRASIL
ÁREA CONSTRUÍDA: 999,31 m²
ANO DO PROJETO: 2020
RENDERS: STUDIO GUSTAVO EMANOEL
ESTUDOS E SIMULAÇÕES BIOCLIMÁTICAS: ATELIER O’R
PROJETO E EXECUÇÃO PAISAGISMO: SALVETTI DESIGN
PROJETO ESTRUTURAL: ENGCONSULT
PROJETO HIDRÁULICA: AQUECETÉCNICA
PROJETO ELÉTRICA: LUMINOTECH
PROJETO LUMINOTÉCNICO: LUMINOTECH
WOODFRAMING: AWA CONSCIOUS CONSTRUCTION
ESTRUTURA METÁLICA EXECUÇÃO: AWA CONSCIOUS CONSTRUCTION
ESTRUTURA ALVENARIA EXECUÇÃO: AWA CONSCIOUS CONSTRUCTION

  • Localização

    Holambra . SP

  • Prêmios

    1º Lugar no concurso HBC Hotel Van der Werf