Mirante do Gavião Amazon Lodge

Projeto Hotel sustentável em Novo Airão, Amazonas, localizado ao longo do Rio Negro.

Por sua riqueza natural, este lugar é considerado um dos ecossistemas mais ricos e importantes do Amazonas.

O projeto foi desenvolvido, baseado em um planejamento totalmente sustentável e prevê o uso de ferramentas, materiais e tecnologias construtivas locais e autóctones que minimizam o impacto ambiental. A comunidade ribeirinha há anos constrói barcos em madeira através de uma tecnologia passada de pai para filho.

Para aproveitar a mão de obra local fomentando o aprendizado desta técnica entre a própria população, a pousada foi desenhada como um barco invertido, permitindo que a técnica conhecida seja aplicada nesta obra.

O programa do Hotel inclui: unidades habitacionais, áreas operacionais, áreas de serviços, áreas de recreação, entre outros usos, projetados para interagir com a paisagem natural, que é reconhecida como protagonista do Hotel. A ideia é elevar o nível do “construído” e deixar que a natureza siga crescendo sem barreiras, de uma forma selvagem e natural sem impermeabilizar o solo.

Aproveitando a arquitetura vernacular, os chalets foram levantados em pilotis deixando prevalecer uma ventilação inferior que permite reduzir a umidade baixando a temperatura interna. A proposta envolve tipologias com palafitas muito altas e relacionadas entre si, por sistemas de circulação elevados, decks. Desta forma, a arquitetura repousa sobre o terreno, mas claramente não tem impacto sobre ele. O projeto busca integrar arquitetura, paisagem e sociedade.

PRÊMIOS
  • Localização

    Novo Airão . Amazonas

  • Prêmios

    1º Lugar Prêmio ASBEA, Edifício Comercial Mirante do Gavião